29.4.06

Agentes da Cultura Organizacional

Agentes da Cultura Operacional
Estes agentes, formados pela interação que ocorre na maioria das unidades de serviço e produtivas, reforçam a necessidade de muito estímulo, confiança e colaboração para se conseguir um trabalho eficiente e eficaz.


Os Operadores aprendem que não basta a clareza nas normas e procedimentos relativos aos processos, pois sob diferentes condições operacionais nem tudo é previsível e haverá sempre a necessidade de usar a capacidade criativa para lidar com as situações inesperadas.

Agentes da Cultura Especialista
Estes agentes cuidam do uso de metodologias, técnicas e ferramentas tecnológicas para definir como o trabalho da organização deve ser desenvolvido. Como produto do trabalho destes indivíduos obtém-se as definições dos fluxos dos processos de negócios, o detalhamento das rotinas de produção, os manuais de normas e padrão de procedimentos operacionais. São os Especialistas que definem a melhor forma de usar os equipamentos e toda a tecnologia colocada a disposição dos Operadores.

A presença destes agentes é mais visível nas empresas de engenharia e de alta tecnologia. Entretanto observa-se a presença da cultura Especialista em diversos ramos de negócio: hospitais, informática, pesquisa de mercado, finanças, turismo, seguros, etc. Esta comunidade compartilha premissas, conceitos, hábitos, crenças, e paradigmas formados por uma educação semelhante, pela experiência no ambiente de trabalho e pelas próprias necessidades do trabalho.

Agentes da Cultura Executiva
Estes agentes fazem parte de uma cultura construída em escala mundial por uma comunidade de indivíduos a partir de uma visão Executiva de mundo. Nesta visão há uma permanente necessidade de manter saúde financeira das organizações para aplacar as preocupações dos investidores e acionistas. Associada aos cuidados financeiros estão as questões de sobrevivência e crescimento, normalmente consideradas nos planos estratégicos.

Nesta comunidade de indivíduos a nível mundial, estamos incluindo todos os CEOs bem sucedidos, alguns dos quais adotam um ponto de vista exclusivamente financeiro, muitas vezes devido às condições de sua nomeação que incluem compromissos com resultados assumidos com os acionistas. Esta orientação financeira também acontece com o Executivo que chega a CEO devido a sua história de sucesso na organização.

SCHEIN, Edgar H. Three Cultures of Management: The Key to Organizational Learning in the 21st Century. 1999.


Notas de aula do professor Sérgio Lins - Fevereiro de 2006