Inteligência Cultural
A inteligência cultural significa ser hábil e flexível para assimilar uma cultura, aprender mais sobre ela interando-se com pessoas daquela origem, e redefinir,gradativamente, sua forma de pensar para ser mais compreensivo com a cultura em questão e tornando sua conduta mais apropriada e hábil, quando interagindo com outros desta cultura.
As pessoas culturalmente inteligentes são como o antigo grego Proteus. Proteus era um personagem sobrenatural, na Odisséia de Homero. Um habitante marinho que tinha o dom de mudar de forma quando quisesse, transformando-se em um peixe, ou um leão, ou uma árvore, ou até em fogo. Esta transformação era guiada pelo conhecimento da situação em que ele se encontrava.
O gerente globalizado de hoje e de amanhã precisa aprender a ser como Proteus - flexível o bastante para se adaptar, com sabedoria e sensibilidade, a cada novas ituação cultural.
THOMAS, C. David & INKSON, Kerr. Inteligência Cultural: instrumento para negócios globais. Rio de Janeiro: Editora Record, 2006.
<< Home