29.4.06

Agentes da Cultura Organizacional

Agentes da Cultura Operacional
Estes agentes, formados pela interação que ocorre na maioria das unidades de serviço e produtivas, reforçam a necessidade de muito estímulo, confiança e colaboração para se conseguir um trabalho eficiente e eficaz.


Os Operadores aprendem que não basta a clareza nas normas e procedimentos relativos aos processos, pois sob diferentes condições operacionais nem tudo é previsível e haverá sempre a necessidade de usar a capacidade criativa para lidar com as situações inesperadas.

Agentes da Cultura Especialista
Estes agentes cuidam do uso de metodologias, técnicas e ferramentas tecnológicas para definir como o trabalho da organização deve ser desenvolvido. Como produto do trabalho destes indivíduos obtém-se as definições dos fluxos dos processos de negócios, o detalhamento das rotinas de produção, os manuais de normas e padrão de procedimentos operacionais. São os Especialistas que definem a melhor forma de usar os equipamentos e toda a tecnologia colocada a disposição dos Operadores.

A presença destes agentes é mais visível nas empresas de engenharia e de alta tecnologia. Entretanto observa-se a presença da cultura Especialista em diversos ramos de negócio: hospitais, informática, pesquisa de mercado, finanças, turismo, seguros, etc. Esta comunidade compartilha premissas, conceitos, hábitos, crenças, e paradigmas formados por uma educação semelhante, pela experiência no ambiente de trabalho e pelas próprias necessidades do trabalho.

Agentes da Cultura Executiva
Estes agentes fazem parte de uma cultura construída em escala mundial por uma comunidade de indivíduos a partir de uma visão Executiva de mundo. Nesta visão há uma permanente necessidade de manter saúde financeira das organizações para aplacar as preocupações dos investidores e acionistas. Associada aos cuidados financeiros estão as questões de sobrevivência e crescimento, normalmente consideradas nos planos estratégicos.

Nesta comunidade de indivíduos a nível mundial, estamos incluindo todos os CEOs bem sucedidos, alguns dos quais adotam um ponto de vista exclusivamente financeiro, muitas vezes devido às condições de sua nomeação que incluem compromissos com resultados assumidos com os acionistas. Esta orientação financeira também acontece com o Executivo que chega a CEO devido a sua história de sucesso na organização.

SCHEIN, Edgar H. Three Cultures of Management: The Key to Organizational Learning in the 21st Century. 1999.


Notas de aula do professor Sérgio Lins - Fevereiro de 2006

Paradigmas Culturais

Operacional

  • O sucesso depende sempre do conhecimento, habilidade e compromisso de pessoas;
  • As rotinas especificadas em processos não eliminam as surpresas;
  • O trabalho em time valoriza em alto grau a comunicação aberta, confiança mútua, e o compromisso.
Especialista
  • Proatividade baseada em ciência e tecnologia disponível;
  • Estímulo dado por problemas a serem superados e serviços úteis;
  • Visualização de equipamentos e processos trabalhando em harmonia sem intervenção humana.
Executivo
  • Saúde financeira;
  • Imagem política;
  • Confiança no julgamento pessoal;
  • Hierarquia para o status e o sucesso;
  • Importância do controle;
  • Time contabilizados como indivíduos;
  • Planejamento estratégico

SCHEIN, Edgar H. Three Cultures of Management: The Key to Organizational Learning in the 21st Century. 1999. Notas de aula do professor Sérgio Lins - Fevereiro de 2006

25.4.06

Habilidade

Definições de ability na web em inglês:

  • the quality of being able to perform; a quality that permits or facilitates achievement or accomplishment
  • possession of the qualities (especially mental qualities) required to do something or get something done; "danger heightened his powers of discrimination"
    wordnet.princeton.edu/perl/webwn
  • The present capacity to perform a physical or mental function.
    www.insurance.ca.gov/HRM/examprocess/glossary.htm
  • the level of successful performance of the objects of measurement on the variable.
    www.rasch.org/rmt/rmt152e.htm
  • A characteristic that is indicative of competence in a field. (See also aptitude.)
    www.wrightslaw.com/links/glossary.assessment.htm
  • What one has learned over a period of time from both school and nonschool sources; one's general capability for performing tasks.
    www.upei.ca/~xliu/measurement/glossary.htm
  • is a generic mental or physical power such as communication and problem solving which provides the means of performing tasks in a learning, work or everyday situation. (see also skill.)
    www.ee.wits.ac.za/~ecsa/gen/g-04.htm
  • This refers to a talent, such as manual dexterity, visual or spatial acuity, or conceptual thinking. The premise is that though abilities may be taught, learned, or enhanced, there is a natural predisposition to them.
    www.cchra-ccarh.ca/en/phaseIIreport/glossary.asp
  • Sufficient mental or physical strength, energy, dexterity, or other attributes and resources to perform job responsibilities and duties.
    www.state.mi.us/mdcs/Advisories/adv98/486-98a.htm

  • Resultado de pesquisa Google

    24.4.06

    Talento

    Atualmente, usa-se o termo talento para designar habilidades inatas das pessoas, ou capacidade natural para realizar determinadas atividades. Um outro significado do termo é a habilidade extraordinária que algumas pessoas têm para realizar suas atividades diárias, ao ponto de merecerem honra especial.

    Estudiosos atuais afirmam que mesmo as habilidades consideradas inatas podem ser desenvolvidas caso haja motivação e com a aplicação de técnicas apropriadas. Assim, qualquer pessoa está, por exemplo, potencialmente apta a aprender música, desde que tenha vontade e use as técnicas apropriadas ao estudo de música.

    mais detalhes em wikipedia