Piloto automático cultural
Regras e scripts nos ajudam, indicando o que fazer. Eles prescrevem padrões de comportamento que nos parecem confortáveis, pois podemos observá-los na prática, no grupo a que pertencemos, ou a que desejamos pertencer. Os problemas reais ocorrem quando as normas e os scripts de uma cultura colidem com os de outra, pois, de forma a interagir, somos obrigados não apenas a seguir nossos próprios scripts, mas também a observar as ações alheias, baseadas em seus scripts.Para isto, precisamos nos libertar de nossa conduta preestabelecida e desligar o que chamamos de piloto automático cultural.
Agir com o piloto automático cultural significa levar a vida baseando-se nas presunções culturais incutidas, que derivam de sua própria experiênciae cultura - os seus scripts. Chamamos de piloto automático porque as pessoas deixam que isso aconteça automaticamente, sem pensar a respeito. Mas isso pode ser prejudicial, pois as leva a ignorar outros sinais culturais.
THOMAS, D. C., INKSON, K. Cultural intelligence - People Skills for Global Business. l.Ed. San Francisco, CA: Berrett-Koehler Publishers Inc, 2003 - 222p.