25.12.05

Inteligência Organizacional

Organização inteligente é aquela em que a arquitetura organizacional e os papéis de cada um são criados em função dos processos de negócios, permitindo melhores conexões entre as áreas e um trabalho mais coordenado.

Como decorrência, nesta organização, aprimora-se as formas pelas quais os sistemas organizacionais promovem a interação entre o pessoal interno, pessoal dos clientes e dos fornecedores, facilitando o trabalho conjunto.
  • A arquitetura mais flexível permite o aumento da velocidade para realizar os compromissos com responsabilidade e em tempo hábil.

  • O trabalho poderá ser coordenado usando todo o potencial do Capital Intelectual que estará atento às mudanças do meio ambiente mantendo uma constante vigilância com o objetivo de apoiar as definições estratégicas.
À medida que tudo isso for levado em conta, a organização adquirirá inteligência, terá vitalidade e aumentará cada vez mais o seu potencial para a transformação, permitindo um uso cada vez melhor do seu Capital de Conhecimento como forma de diferenciação competitiva.
O conceito de Organização Inteligente pode ser visto em PINCHOT, Gifford & Elizabeth. The End of Bureaucracy & The rise of the Intelligent Organization. San Francisco: Berrett-Koehler, 1993.
Notas de aula do professor Sérgio Lins. Curso MBKM RJ10 CRIE/COPPE/UFRJ