25.12.05

Henry Ford e a TCI

Mesmo com todas aquelas explicações, Henry Ford ainda continuaria sem perceber a grandeza das transformações.

As explicações poderiam não causar espanto, pois Ford, com seu espírito empreendedor, teria sido capaz de sonhar o que se está fazendo em termos de aplicações, e tudo que se sonha tem grande possibilidade de vir a ser realizado um dia.

Ford de forma perspicaz iria até perguntar o que realmente “essa tal tecnologia” permitiria fazer que fosse impossível até de fantasiar no seu tempo de Era Industrial. Para tanto, ele precisaria compreender aspectos da conectividade, da velocidade e da intangibilidade que são os fatores que movem tecnologicamente os negócios.

Levando em conta que alguns destes aspectos muitos de nós não conseguiríamos imaginar até início dos anos 90, imagine Ford no seu tempo de rotinas burocráticas, escrita manual e telefone rudimentar.

Na impossibilidade de compreender algo que não poderia ter sonhado, ele então pediria melhores explicações da importância de toda essa evolução, destes fatores criados pela tal “TCI - Tecnologia de Comunicação e Informação”, para a condução dos seus negócios.


Notas de aula do professor Sérgio Lins.
Curso MBKM RJ10 CRIE/COPPE/UFRJ