22.12.05

Atitudes

Atitude é um estado mental que cria presteza para o comportamento positivo ou negativo em relação a indivíduos, situações ou coisas.

Apesar das atitudes se inter-relacionarem mutuamente, não se pode afirmar com certeza que elas dirigem ou influenciam o comportamento dos indivíduos. Atitudes podem ser classificadas em operacionais, sociais e emocionais.
  • A atitude operacional pode ser: arrojo, eficácia, eficiência, deliberativa, cooperativa, adaptável, responsável, coerente, concentrada, perseverante, pragmática, organizada.

  • A atitude social pode ser: diplomática, participativa, impecável, reverente, madura, altruísta, provedora, modesta, entusiástica.

  • A atitude emocional pode ser: amorosa, generosa, autêntica, apreciativa, pura, sensual, alegre, prazerosa, meditativa, libertadora, paternal, compassiva, poética, inocente, tolerante.
LITTLEJOHN, Stephen W. Fundamentos Teóricos da Comunicação Humana. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.
Notas de aula do professor Sérgio Lins